Responsabilidade Sócio-Ambiental

13 dezembro 2011  //  Comentários desativados em Responsabilidade Sócio-Ambiental

Gases refrigerantes, a camada de ozônio e o efeito estufa

Por décadas, o clorofluorcarboneto (CFC) foi a principal substância empregada em geladeiras e condicionadores de ar, tornando o processo de refrigeração eficiente, seguro e econômico. A partir dos anos 70, quando os cientistas constataram que o CFC contribui para a redução da camada de ozônio, foi criado um acordo internacional de eliminação progressiva da substância. Preocupada com o impacto ambiental de seus produtos, a Carrier não esperou pelos mandatos internacionais para reduzir a utilização de CFC. Através de alto investimento em pesquisa, introduziu, em 1994, os primeiros sistemas de ar-condicionado que usam refrigerantes não agressivos à camada de ozônio e, desde então, afastou o CFC de sua linha de produção. Por essa realização, recebeu o prêmio Stratospheric Ozone Protection Award “Best of the Best”, oferecido pela Agência de Proteção Ambiental (EPA), dos Estados Unidos.

Atualmente, os principais refrigerantes são baseados em hidrofluorcarboneto (HFC), que não destrói a camada de ozônio e, comparado ao CFC, reduz o impacto do efeito estufa em cerca de 80%. Todavia, sabe-se que o HFC é um gás causador do aquecimento global. Por esse motivo, a Carrier está comprometida em encontrar alternativas a ele. Em 2010, implementou a primeira tecnologia de refrigeração natural do mundo. A NaturaLINE™ utiliza o refrigerante natural dióxido de carbono, que garante proteção incondicional ao meio ambiente.
O Medidor Verde

Desde 2006, a Carrier vem superando o compromisso para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Somente no Brasil, entre 2006 e 2010, as emissões foram reduzidas em 72 %. Para disseminar o impacto positivo que a tecnologia verde da Carrier exerce no planeta, foi lançado em 2010 o medidor CO2NSERVATION. A ferramenta calcula as emissões de gases de efeito estufa evitadas através da instalação dos sistemas sustentáveis de ar-condicionado, aquecimento e refrigeração em todo o mundo. Acompanhe a revolução verde da Carrier em: www.carrier.com/green.
Pioneirismo em redução de consumo

Na década de 80, a Carrier esteve entre as primeiras empresas do mundo a estabelecer metas de redução no consumo de energia. De 1997 a 2005, dobrou as vendas conseguindo manter estável o uso de energia em suas fábricas. Em 2003, foi o primeiro fabricante de sistemas de ar-condicionado a integrar o Programa de Líderes Climáticos da Agência de Proteção Ambiental (EPA), nos Estados Unidos. Os resultados puderam ser vistos rapidamente: entre 2006 e 2010, as fábricas reduziram o uso de água em 30% e as emissões no ar em 60%.

No Brasil, as plantas industriais da Springer Carrier privilegiam de forma pioneira o uso de iluminação natural e a eficiência energética. Através do programa Frota Verde, a companhia monitora, desde 2008, o uso do combustível e as emissões de gases do efeito estufa em seus veículos. Entre 2006 e 2010, a Springer Carrier conseguiu reduzir a utilização de resíduos não recicláveis em 99%. Essas e outras atitudes verdes levaram a empresa a conquistar em 2007 o 1º lugar no Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, categoria indústria, coordenado pela CNI.

Investimento em pesquisa de ponta

A Carrier tem o compromisso de auxiliar a indústria na descoberta de novos modos de projetar e instalar sistemas sustentáveis. Por isso, investe centenas de milhões de dólares a cada ano em novas tecnologias. Uma delas é o laboratório que leva o nome do Dr. Willis Carrier, na Universidade de Syracuse. Esse laboratório facilita as pesquisas de ponta sobre os efeitos de elementos múltiplos – incluindo temperatura, umidade, qualidade do ar, iluminação e som – na saúde humana e construção de ambientes.

Patrocinando um mundo mais verde

Comprometida com pesquisa e disseminação de práticas sustentáveis, a United Technologies estabeleceu um compromisso multimilionário ao patrocinar o Centro do Green Building Council dos EUA para Escolas Verdes. O centro será focado na construção de escolas, faculdades e universidades verdes e de eficiência de energia K-12 em todo o território norte-americano. Conheça a grandiosidade desse projeto: www.centerforgreenschools.org
Líder em educação para a sustentabilidade

A Carrier investe na qualificação contínua de seus colaboradores, tornando-os experts no desenvolvimento de edifícios sustentáveis. Através de um programa de preparação de 12 semanas da Carrier University, mais de 420 associados já conquistaram Professional Credentials™ do LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design), uma renomada certificação para edifícios sustentáveis, concedida pela ONG norte-americana U.S. Green Building Council (USGBC).

Recentemente, o expertise verde da Carrier foi reconhecido, ao ser a primeira empresa nomeada como Green Building Council Education Provider (Provedora de Educação do USGBC), certificada para treinar seus colaboradores e clientes em construções sustentáveis. Para obter esse status, o conteúdo programático dos cursos do Instituto Universitário de Sustentabilidade da Carrier foi avaliado por um júri. É a comprovação do alto nível de qualidade empregado na formação dos profissionais Carrier.

Enriquecimento da comunidade

Nosso compromisso ambiental vai além das nossas fronteiras e chega às comunidades onde vivemos. A Carrier apóia as comunidades onde os seus colaboradores moram e trabalham. Em 2010, a Carrier doou 2 milhões de dólares em dinheiro, equipamentos e serviços para ONG’s e instituições de caridade ao redor do mundo.

No Brasil, a Springer Carrier promove o a inclusão social com diversas atividades. Uma delas educa adolescentes em vulnerabilidade social através do Projeto Pescar. Desde 2009, o Projeto Pescar Springer Carrier ministra para jovens de comunidades carentes, o curso de Auxiliar Mecânico de Refrigeração com duração de 8 meses, visando preparar estes jovens para o mercado de trabalho, incluindo aulas de cidadania, ética e comportamento.

Reconhecimentos LEED®

Em 2009, duas fábricas da Carrier se juntaram a apenas outras nove no mundo para receber a classificação do LEED® do USGBC – o primeiro para a indústria mundial de aquecedores, aparelhos de ar condicionado e refrigeração.

Em 2011, a Monterrey Commercial Plant da Carrier tornou-se a primeira fábrica de HVAC no mundo a receber a certificação de ouro do LEED®, sendo a primeira fábrica fora dos EUA a receber tal certificação.

Comments are closed.

Busca

Newsletter

Receba nossas novidades por e-mail:
Seu e-mail:
Cadastrar     Descadastrar